quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

BIOGRAFIA DE AUTORES IMPORTANTES PARA A LITERATURA INFANTIL

  • Jean de La Fointane 
Nasceu em 1621 em Paris, estudou teologia e direito, mas seu maior interesse sempre foi à literatura. Aos 26 anos casou-se, mas o casamento só durou onze anos, depois disso ele foi para Paris e iniciou sua carreira literária. No início escrevia poemas, mas em 1665 escreveu sua primeira obra, chamada “Contos”. Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume “Fábulas Escolhidas”, que continham histórias de animais, com um fundo moral. Escrito em uma linguagem simples e atraente, as fábulas de La Fointane conquistaram seus leitores. Outras edições das “Fábulas” foram publicas em vida do autor com novas narrativas. Entre 1664 a 1674, ele escreveu quase todas as suas obras, em suas fábulas contava histórias de animais com características humanas, é considerado o pai da fábula moderna, suas fábulas mais famosas escritas e reescritas são: A lebre e a Tartaruga; o Homem; O Menino e a Mula; O Leão e o Rato; e O Carvalho e o Caniço.

  • Hans Christian Andersen
Nasceu em 1805 em Copenhague, filho de um sapateiro, sua família dinamarquesa era muito pobre. Alguns estudiosos dizem que a avó paterna de Andersen dizia ao seu filho que sua família no passado pertencera a uma classe social mais elevada, mas as investigações não provam isso. Entretanto, a família de Andersen tinha aparentemente ligações com a realeza dinamarquesa. Em 1816 seu pai morreu e ele foi obrigado a deixar a escola, sendo obrigado a trabalhar para ser sustentar, trabalhou como aprendiz de tecelão, e alfaiate. Aos 14 anos se mudou para Copenhague para procurar emprego de ator, com sua voz excelente entrou para o Teatro Real da Dinamarca. Um colega de teatro, disse-lhe que o considerava um poeta, e levando a sério a sugestão do colega começou a se esforças na literatura. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mais conhecido. Entre seus contos mais famosos, estão: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Vendedora de Fósforos, entre outros. Entre 1835 a 1842, Andersen lançou volumes de Contos, livros com histórias infantis traduzidos para diversos idiomas, escrevendo 156 histórias.

  • Charles Perrault
Nasceu em 1628 em Paris, foi escritor e poeta do século XVII, estabelecendo um novo gênero literário, o conto de fadas. Quinto filho de uma família de alta burguesia concluiu seus estudos sozinhos, por ter se desentendido com um professor. Trabalhou como cobrador geral do reino, superintendente de obras públicas do reino, mas foi em 1671 que foi eleito para Academia Francesa de Letras, onde protagonizou uma disputa intelectual. Em 1695 já idoso resolveu registrar as histórias que ouvia de sua mãe e nos salões parisienses. O livro foi publicado em 1697, sob o título de “Histórias ou contos do tempo passado com moralidades”. A publicação rompeu os limites literários da época e alcançou público de todos os contos do mundo, marcando assim um novo gênero, o conto de fadas. É conhecido como o pai da literatura infantil, a maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação.
  
  • Luís da Câmara Cascudo
Nasceu em 1898 em Natal, foi historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro. Passou toda sua vida em Natal onde dedicou0se ao estudo da cultura brasileira. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras deixou uma extensa obra, inclusive o dicionário do folclore brasileiro. É considerado um dos intelectuais que mais produziram, ao lado de Pontes de Miranda e Mário Ferreira dos Santos, por ter escrito 31 livros e 9 plaquetas sobre o Folclore brasileiro. Entre suas obras mais famosas, destacam-se: Alma patrícia, Contos tradicionais do Brasil. Geografia do Brasil Holandês, O tempo e eu, entre outros.

  • Irmãos Grimm
Os irmãos Grimm: Jacob nascido em 1785 e Wihelm em 1786 foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis. Sua família é de origem da cidade de Hanau, seu pai faleceu em 1796 e sua mãe a fim de garantir ao filho mais velho sua carreira jurídica mandou os dois filos para morar com sua tia em Kassel. Jacob e Wihelm estudaram direito. Um de seus professore convidou Jacob para ser seu ajudante numa biblioteca privada, voltando-se durante meses para a literatura jurídica. Data desta época o seu afastamento em relação a temas jurídicos. Os irmãos dedicaram-se aos estudos de história e lingüística recolhendo diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas da tradição oral. Desde 1806, os irmãos Grimm tinham reunido contos e desde 1807 publicados artigos em revistas sobre mestres trovadores. A primeira obra comum dos dois irmãos foi publicada em 1812, Contos da Criança e do Lar, produzindo em 1815 o segundo volume deste conto, e nos anos seguintes foram sendo impressos novas edições completas e reduzidas, e produzindo novas histórias. Na idade de 30 anos Jacob e Wihelm, tinham uma posição de destaque por suas numerosas publicações, vivam juntos com um modesto salário. Suas obras mais significativas são: a reunião de contos para crianças, a coleção de lendas, assim como o dicionário. Com suas pesquisas, tinham dois objetivos: o levantamento de elementos lingüísticos para fundamentação dos estudos filológicos da língua alemã e a fixação dos textos do folclore literário germânico. De qualquer forma, surge uma grande literatura infantil para encontrar crianças de todo o mundo.

3 comentários:

  1. Parabéns Dani!!
    Seu Blog é Lindo, e muito construtivo :)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante conhecer os autores da literatura infantil.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse post em que vocês relatam um pouco sobre a biografia dos principais autores da literatura infantil, possibilitando assim que as pessoas que ainda não conhece ou não tiveram contato com livros do gênero possa conhecer e consequentemente se interessar por esse tipo de leitura.

    ResponderExcluir